7 cuidados para ter ao comprar lotes em loteamentos novos

Publicado em

Preparamos este conteúdo com 7 dicas para você fazer um bom negócio na hora de comprar um lote. A compra de terrenos é sempre uma boa forma de investimento, que agrada do perfil conservador até o moderado.

1. Certifique-se da documentação

Ao fazer a compra de um lote, o primeiro cuidado que precisa ser tomado é em relação a documentação. Licenças e aprovações municipais são essenciais para garantir a veracidade do loteamento.

Comprar terrenos nem sempre é uma tarefa fácil. O MeuLote.com chega com a proposta de facilitar esse processo, deixando cada etapa mais simples para o comprador.

Ao checar toda a documentação necessária antes de negociar o terreno, você garante mais segurança para fechar um bom negócio. Principais documentos a serem checados antes da compra:

  • Certidão do Loteamento no Registro de Imóveis (da respectiva cidade)
  • Memorial Descritivo do Loteamento
  • Mapa de Implantação

Você sabia que aqui no MeuLote.com você encontra toda a documentação dos loteamentos já disponíveis para consulta na nossa plataforma? Dessa forma, tudo que você precisa fazer é encontrar o terreno ideal no seu loteamento favorito, sem precisar se preocupar com a burocracia.

2. Analise a localização do terreno

Analisar a localização do terreno é essencial para fazer uma boa compra. Isso porque a localização do lote é essencial, tanto para você que quer apenas um terreno para investimento quanto para você que vai construir sua casa.

Escolher com cuidado a localização é importante porque:

  • Ver a incidência solar (valorizado para casas e projetos residencial de alto padrão);
  • Proximidade com áreas comuns (praças, parques e reservas naturais);
  • Terreno de esquina (mais valorizado com o passar do tempo);
  • Confrontações (terrenos que terminam em área verde, ou com fundo para reservas naturais costumam ser vendidos mais rápido).

Por isso, quando ver o terreno no Mapa de Implantação, preste atenção no entorno do lote. Avaliar esses itens vai ajudar não só você que quer construir a sua casa, mas também você que quer um terreno para investimento, considerando a liquidez futura.

Quanto melhor a redondeza, a facilidade de acesso e a proximidade dos centros comerciais, mais valorizado vai ser esse terreno. É realmente muito importante analisar com cuidado a localização do terreno que você está querendo comprar. Por isso, nós da Meu Lote estamos preparando um sistema de visitação online, para facilitar sua visita ao loteamento. Mas por hora, chame um de nossos consultores para agendar um horário.

3.Conheça a qualidade da infraestrutura

Um dos cuidados para comprar terrenos em loteamentos é estar atento para a qualidade da infraestrutura. Itens como o paisagismo ou a qualidade do asfalto podem facilmente passar despercebidos quando nos deparamos com boas oportunidades.

Mas estar atento à qualidade da infraestrutura do loteamento onde está localizado o terreno que você gostou é um item muito importante. Por exemplo, o terreno que você está interessado fica num loteamento onde o asfalto, mesmo novo, está apresentando rachaduras e começando a ficar esburacado? Isso é um grande problema, pois significa que os materiais utilizados para fazer o asfalto no loteamento são de péssima qualidade.

É preciso ficar atento para a qualidade da infraestrutura geral do loteamento, como:

  • Rede elétrica e de iluminação;
  • Rede de esgoto;
  • Galeria de águas pluviais;
  • Guias e sarjetas;
  • Asfalto;
  • Paisagismo;
  • Calçadas.

Se o loteamento que você visitou apresenta falhas em um ou mais desses quesitos, pode não ser a melhor opção para você. Isso porque se um loteamento apresenta falta desses itens básicos de infraestrutura podem até mesmo ser loteamentos ilegais.

Agora, mesmo que sejam legalizados e faltem com o mínimo de infraestrutura, não são a melhor escolha para você investir, muito menos para morar. Sempre que for visitar um loteamento, tire fotos de tudo, mesmo que pareça um pouco estranho.

Dessa forma, se a infraestrutura for satisfatória, você pode utilizar as fotos para conferir com outros loteamentos que você for visitar. É uma maneira bem prática e eficiente de garantir a compra do terreno perfeito.

4. Fique atento para a metragem do local

Estar atento para a metragem do terreno que você quer comprar é importante. Os terrenos, como conhecemos nas cidades, são criados após o procedimento de parcelamento do solo. Esse parcelamento é regido pelo município, e cada cidade possui uma metragem mínima que é utilizada como base para a aprovação dos terrenos.

Se o terreno que você viu for menor do que essa metragem mínima, é muito provável que seu terreno seja irregular (e vai te causar muitos problemas). O segundo é que sabendo a metragem do terreno você pode ter uma melhor noção se o espaço vai ser o suficiente para o aproveitamento futuro de um projeto residencial ou comercial.

Sempre cheque também sobre os recuos mínimos utilizados na sua cidade, tanto os recuos laterais quanto o frontal. Dessa forma, você vai saber se tem todo o espaço que precisa ou se é necessário procurar por terrenos maiores. Essas informações estão no Mapa de Implantação. Para acessar um exemplo, clique aqui.

Além disso, você sabia que é muito comum problemas como pessoas construindo o muro dele no terreno de outra pessoa? Esses problemas acontecem principalmente por erros na contagem da metragem do terreno.

Ou seja, a pessoa mediu o terreno dela de forma incorreta e acabou pegando pedaços do terreno do vizinho. Em casos onde isso acontece, geralmente o dono do terreno que teve um pedaço utilizado na construção do vizinho só vai ver sobre a falta de alguns metros quando for construir.

Nesses casos, vai ser realmente uma enorme dor de cabeça para arrumar o problema, em casos onde o vizinho já terminou a construção. Se você não pretende construir agora mas for comprar o terreno, peça sempre a orientação de um profissional para calcular a demarcação do terreno.

Dessa forma, você evita possíveis problemas como esse que podem causar muita dor de cabeça. E é por isso que é tão importante estar atento com a metragem do terreno, para que a sua compra seja apenas algo vantajoso e não algo para se preocupar  (no MeuLote.com, os terrenos são demarcados por geolocalização, garantindo exatidão na metragem).

Fazer uma visita no loteamento é importante para analisar os fatores geográficos. Terrenos de equina ou meio de quadra, com baixa inclinação do solo, e com boa orientação solar são os mais valorizados.
5. Observe a posição do terreno

A posição do terreno também é um dos cuidados na hora da compra, e influencia bastante no valor de revenda e do imóvel que será construído.

Geralmente, os terrenos de esquina são as melhores opções para se escolher, mas caso você prefira terrenos no meio da quadra, isso não é um problema. Basta considerar a posição do lote em relação à orientação solar.

Os terrenos que tenham boa incidência solar norte são boas opções, já que a iluminação natural é essencial em qualquer projeto. Por isso, se você quer saber sobre a posição do terreno que você gostou dentro do loteamento, basta dar uma olhada no Mapa de Implantação do loteamento.

Os loteamentos geralmente não possuem nome de ruas e números como estamos acostumados. Por isso, para observar a posição do lote se utiliza o padrão de quadras (representado pela letra Q) e lotes (representado pela letra L), que é bastante parecido com o modo que falamos sobre blocos em um condomínio de apartamentos.

As quadras correspondem a um conjunto de lotes e é representada pela letra Q. Por sua vez, os lotes, que usualmente nos referimos como terrenos, são representados pela letra L.

Ou seja, se você viu algo parecido com Q9 L305, quer dizer que o terreno que você está procurando fica na quadra número nove e tem número 305. Sabendo como ler o Mapa de Implantação e a quadra e os lotes, você consegue obter várias informações sobre o terreno, como IPTU e a área total disponível.

Dessa forma, você vai ter várias informações importantes sobre o terreno que você gostou, como a orientação solar e a área disponível para construir.

6. Entenda sobre valorização

Entender um pouco sobre a valorização da área onde você viu um terreno é um dos cuidados para comprar terrenos em loteamentos que valem muito a pena. Isso porque a compra de um terreno pode ser uma ótima opção de investimento de médio e longo prazo.

Comprar um terreno é ideal para você que quer investir mas que não quer gastar muito, já que os terrenos possuem valores bem mais acessíveis. Essa valorização, depende muito localização e destinação do lote, e por isso é tão importante fazer a análise da localização do terreno.

Por isso, nós da Meu Lote entregamos a projeção dos próximos 5 anos do terreno que você escolher. Com a projeção você garante muito mais segurança de que estará fazendo um bom negócio, comprando um terreno que com certeza será valorizado.

Dessa forma, você pode ter uma melhor noção sobre os próximos passos a serem feitos, como por exemplo o tempo certo de vender o terreno depois de valorizar (em média de dois a cinco anos).

Mas você sabia que a compra e venda de terrenos não é a única forma de investir quando falamos comprar terrenos? Você pode também, alugar o terreno em si, ou criar estruturas para alugar, que podem ser:

  • Galpões
  • Salas Comerciais
  • Casas
  • Galerias

Dessa forma, você terá muito mais opções de investimento do que apenas comprar um terreno para vendê-lo quando estiver mais valorizado. São boas opções para você ter renda passiva, recebendo mensalmente o aluguel das estruturas no seu terreno. Por isso o time do MeuLote.com deixa uma mensagem: “Quem compra terra, não erra!”

7. Compre terreno de empresa confiável

O último cuidado para você comprar terrenos em loteamentos sem dores de cabeça é comprar o terreno de uma empresa confiável. Nem sempre encontramos aquela empresa em que podemos confiar, não é mesmo?

Por isso, nós da MeuLote.com selecionamos apenas as melhores empresas do setor de loteamentos. Dessa forma, você só precisa se preocupar em qual o melhor lote para você e para a sua família e nós fazemos todo o resto.

Os loteamentos presentes no nosso site passam por um rigoroso processo de seleção, garantindo apenas as melhores oportunidades para você. Por isso, seja para investir em terrenos ou para construir o próximo lar da sua família, pode contar com a gente.

Fechar um bom negócio é, antes de tudo, saber que está comprando a melhor opção de lote disponível.
Chegou a sua hora?

Está procurando um terreno na região? Agora você já sabe um pouco mais sobre os cuidados para comprar terrenos em loteamentos. Saiba que você encontra no MeuLote.com, uma plataforma completa para apoiar você, até depois da assinatura.

Com a gente, você pode ver todas as informações legais dos loteamentos cadastrados, acompanhar a evolução das obras, ver fotos e vídeos, agendar visitas e muito mais!

Descubra mais acessando MeuLote.com, e encontre um lote para chamar de seu.

Acesse e descubra MeuLote.com >>

Veja opções de loteamentos em Chapecó e região >>

Chegou a sua hora?

Está procurando um terreno na região? Agora você já sabe um pouco mais sobre os cuidados para comprar terrenos em loteamentos. Saiba que você encontra no MeuLote.com, uma plataforma completa para apoiar você, até depois da assinatura.

Com a gente, você pode ver todas as informações legais dos loteamentos cadastrados, acompanhar a evolução das obras, ver fotos e vídeos, agendar visitas e muito mais!

Descubra mais acessando MeuLote.com, e encontre um lote para chamar de seu.

Acesse e descubra MeuLote.com >>

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Veja Também

A promessa de digitalizar a venda de lotes (ou terrenos) é inovadora para o ramo imobiliário, ainda muito engessado pela tradição e, principalmente, pela burocracia.
O Programa de Capacitação tem início a partir do dia 6 de maio, em Florianópolis, Chapecó e Blumenau, e as 25 startups que obtiverem o melhor desempenho serão selecionadas para receber um aporte em edital da FAPESC.
Se você quer saber mais sobre o metro quadrado de um lote ou até mesmo de um loteamento, nosso conteúdo com certeza...