Saiba Tudo sobre o Metro Quadrado de um Loteamento

Se você quer saber mais sobre o metro quadrado de um lote ou até mesmo de um loteamento, nosso conteúdo com certeza vai te ajudar. Na hora de comprar um terreno, é preciso ficar atento a vários fatores, de forma a ter certeza de estar fechando um bom negócio.

Um desses fatores é o valor sobre o metro quadrado, que vai influenciar diretamente no preço final do seu terreno. Vários fatores impactam o cálculo do preço do metro quadrado, e vamos esclarecer tudo que você precisa saber sobre esse assunto.

Dessa forma, você vai fechar um ótimo negócio na hora de comprar o seu terreno. Quer saber mais sobre o valor do metro quadrado, bem como tudo que influencia neste valor? É só conferir até o fim do conteúdo que preparamos especialmente para você.

O que significa o preço do metro quadrado

O preço do metro quadrado diz respeito ao valor atribuído a cada metro quadrado de uma área ou de um terreno. Ou seja, o preço do metro quadrado nada mais é do que o valor a ser pago por cada metro quadrado de um espaço, construído ou não.

O preço do metro quadrado não é um número fixo, ele varia conforme as influências. Por exemplo, um terreno em uma área valorizada terá um valor maior pelo metro quadrado do que um terreno em área com baixa valorização.

projeto de loteamento em 3D

O que influencia o preço do metro quadrado

Vários fatores que vão influenciar o preço final do metro quadrado de um terreno. Por isso, separamos os fatores que mais afetam esse valor, tanto positivamente quanto negativamente.

1. Localização

A localização é um dos principais fatores a influenciar o preço do metro quadrado. Estar em uma boa localização é um dos principais motivos para as pessoas trocarem de casas ou investirem em terrenos.

Dessa forma, terrenos ou imóveis em localizações privilegiadas -ou áreas de potencial desenvolvimento- terão um preço do metro quadrado bastante superior, devido à essa maior demanda. Por isso, o preço do metro quadrado pode ser definido de acordo com:

  • Presença de comércios e serviços no entorno;
  • Presença de pontos de interesse como áreas verdes, praias, praças, entre outros;
  • Presença de itens como hospitais, shopping centers, escolas, faculdades;
  • Baixa criminalidade e boa segurança pública;
  • Baixo nível de ruído e boa qualidade do ar;
  • Boa infraestrutura das vias e da iluminação pública.

Ou seja, quanto maior a presença desses itens da lista, maior o preço do metro quadrado. E isso acontece por um único e simples motivo: querer uma melhor qualidade de vida e facilitar na realização das tarefas do dia a dia.

Por exemplo, imagine ter tudo que você precisa a algumas quadras de distância. Escolas para seus filhos, supermercados, hospitais, shoppings, além de ser um local seguro e com áreas verdes.

E é exatamente por esse motivo pelo qual o valor do metro quadrado é maior nessas áreas, por causa de toda a infraestrutura disponível. E é por isso que vemos cidades, como São Paulo ou Rio de Janeiro, que possuem imóveis com cada metro quadrado custando mais de 9 mil reais!

2. Topografia

Mesmo que a localização seja o fator que mais influencia o valor do metro quadrado de um terreno, a topografia também influencia bastante nesse valor. Isso porque, terrenos com desníveis acentuados geralmente têm o valor do metro quadrado menor.

Nesse tipo de terreno, a construção é mais complicada – e também mais cara-. Por isso, antes de escolher um terreno com desnível por causa do valor do metro quadrado, faça os cálculos para saber se isso vai compensar.

Vamos levar em consideração um terreno em declive, que é aquele onde a parte de trás do terreno fica mais baixo que o nível da rua. Nesses casos, a opção é utilizar o terreno da forma que está ou fazer todo o nivelamento da área.

Ao usar o terreno dessa forma, será preciso criar um sistema que permita o escoamento da água da chuva para fora, bem como do esgoto. Será preciso gastar a mais para fazer isso de forma que não dê dores de cabeça no futuro.

Já ao nivelar a área, será preciso contratar máquinas, além de comprar terra o suficiente para fazer o nivelamento. O que também terá um custo.

Agora, terrenos em aclive muito acentuado também podem ser um problema, pois dificultam a construção na área. Ou seja, esses tipos de terrenos costumam ter um valor de metro quadrado menor, em decorrência desses fatores.

Dessa forma, um terreno plano terá um preço de metro quadrado maior do que terrenos em desnível, mesmo se tratando de um mesmo loteamento.

3. Formato

O formato também pode influenciar no valor do metro quadrado de um terreno. Isso porque, terrenos com formato irregular dificultam a ocupação, o que acaba influenciando no valor do metro quadrado.

Nesses casos, o valor do metro quadrado será menor, porém é importante fazer uma análise para identificar se é possível construir de maneira regular no terreno. Por isso, caso você não esteja pensando em construir em um futuro próximo, vale a pena optar por terrenos com formatos mais regulares.

Mesmo que tenham um valor do metro quadrado um pouco maior, você garante mais facilidade na hora de ocupar o terreno.

4. Posição na quadra

A posição na quadra também pode influenciar no valor do metro quadrado do seu terreno. Isso porque, terrenos de esquina tendem a ter um valor do metro quadrado maior, quando comparado a terrenos no meio da quadra.

E isso vale até mesmo para terrenos do mesmo tamanho. Os terrenos de esquina são mais valorizados porque muitas pessoas preferem esse tipo de terreno, principalmente para uso comercial.

Por isso, se você não se importa com um terreno no meio da quadra, vale a pena conferir se o valor do metro quadrado está realmente abaixo no loteamento em questão.

homem sentado na cozinha fazendo contas

Porque é importante saber sobre o valor do metro quadrado

É muito importante saber sobre o valor do metro quadrado, principalmente quando você está planejando comprar um terreno ou um imóvel. Isso porque, ao entender sobre o valor do metro quadrado naquela região, você vai saber se o valor que está sendo oferecido condiz com o local.

Ou seja, saber sobre o valor do metro quadrado é uma ótima opção para você evitar cair em golpes ou até mesmo pagar um valor acima do mercado. Por isso, separamos alguns motivos para explicar o porquê é tão importante saber mais sobre esse assunto.

Infraestrutura

Como já mencionamos durante o conteúdo, a infraestrutura do entorno é um dos fatores que mais vão influenciar no valor do metro quadrado. Por isso, antes de pensar em fechar um negócio, vale a pena dar uma conferida na infraestrutura do loteamento e arredores.

Isso porque, nem só porque o valor do metro quadrado é alto, que o entorno vai ter a infraestrutura que você precisa. Ou seja, não confie apenas no valor, antes de analisar o entorno e a infraestrutura.

Em grande parte, os loteamentos localizados em uma região com ampla infraestrutura terão um valor do metro quadrado mais alto, mas isso não é uma regra. Por exemplo, um lote em um condomínio fechado afastado da cidade pode ter um preço de metro quadrado maior que o de um lote perto do centro.

Boa opção de investimento

Outro motivo para entender o valor do metro quadrado é que você pode usar isso até mesmo como uma forma de investimento. Atualmente, investir em terrenos é uma ótima opção para quem está em busca de investimentos seguros.

Por isso, um local onde o valor do metro quadrado seja mais barato, pode ser uma ótima opção para você utilizar como investimento. Você pode conferir o plano diretor da cidade e ver quais obras serão realizadas futuramente no entorno e região.

Caso seja um local que irá receber várias obras de infraestrutura, é uma ótima opção comprar o terreno em questão para investimento. E isso vale até mesmo para os terrenos com um valor de metro quadrado mais baixo.

Isso porque, com as obras, eles serão valorizados, o que significa que o valor do metro quadrado também será maior. Dessa forma, você pode esperar até que ele se valorize consideravelmente antes de vender o terreno.

homem olhando gráficos em um painel digital

Como calcular o valor do metro quadrado

Agora você já sabe o que influencia o valor do metro quadrado, bem como a importância de saber sobre esse valor. Por isso, vamos explicar o que você precisa para calcular o valor do metro quadrado de forma bem simples e eficiente.

Como saber o valor do metro quadrado

A forma mais simples de saber o valor do metro quadrado é comparar com o valor dos terrenos e dos imóveis no mesmo bairro. Isso porque, de acordo com o valor do metro quadrado, o valor será bastante parecido em uma mesma região.

Por exemplo, faça uma pesquisa com todos os terrenos e imóveis de um bairro que tenham características parecidas: como tamanho do terreno, padrão das casas e etc. Com isso, você pode fazer uma comparação e descobrir qual é o valor do metro quadrado naquele local.

Nem sempre isso acontece. Vemos terrenos com vários preços diferentes em uma mesma região. Por isso é essencial saber como fazer o cálculo do valor do metro quadrado, que vamos falar a seguir.

O cálculo do valor do metro quadrado

Calcular o valor do metro quadrado em um terreno é bastante simples. Para isso, tudo que você precisa fazer é dividir o valor total sendo pedido no terreno pela área dele.

Ou seja, se o terreno que você está olhando custa R$150.000 e possui uma área de 375 m² (equivalente a um terreno de 15 metros de frente e 25 de comprimento), o valor do metro quadrado é R$400,00.

Para te ajudar, a fórmula é: Preço total/Área total. Dessa forma, você vai conseguir calcular o valor do metro quadrado de forma bastante rápida e sem complicações.

Agora, caso você não saiba a área total do terreno, é preciso fazer o cálculo dele antes de calcular o valor do metro quadrado. Para isso, você só precisa multiplicar o valor do comprimento pela largura do terreno.

Usando o mesmo exemplo de um terreno de 15 metros de largura e 25 de comprimento, a conta é apenas 15 x 25 = 375.

Valor do metro quadrado x valor do imóvel

Vale lembrar que nem sempre o valor do imóvel vai ser condizente com o valor do metro quadrado. Isso porque, vamos usar como exemplo uma casa antiga, localizada em um terreno onde o valor do metro quadrado é bem alto.

Na hora de fazer os cálculos, a pessoa pode considerar o valor do metro quadrado de acordo com a região onde a casa está inserida. Porém, considerando todas as reformas que seriam necessárias, esse imóvel acaba por ter um valor que não condiz, mesmo levando o valor do metro quadrado em consideração.

Ou seja, não é porque determinado imóvel possui um valor do metro quadrado de R$8.000,00, que esse valor será condizente. Por isso, é essencial fazer uma pesquisa levando em consideração tudo que for mais semelhante possível.

Por exemplo, se você está procurando por um terreno em determinado loteamento, faça o cálculo do valor do metro quadrado de acordo com os lotes no mesmo local. Já se for em uma casa em determinado bairro, vale a pena conferir casas que estejam no mesmo padrão de conservação, tamanho e terreno similares.

Dessa forma, você vai conseguir ter uma noção melhor sobre o preço do metro quadrado para aquela região.

Agora você já sabe tudo que precisa saber sobre o valor do metro quadrado, a importância de saber sobre esse assunto e até mesmo como fazer os cálculos.

Chegou a sua hora?

Está procurando um terreno na região? Agora você já sabe um pouco mais sobre os cuidados para comprar terrenos em loteamentos. Saiba que você encontra no MeuLote.com, uma plataforma completa para apoiar você, até depois da assinatura.

Com a gente, você pode ver todas as informações legais dos loteamentos cadastrados, acompanhar a evolução das obras, ver fotos e vídeos, agendar visitas e muito mais!

Descubra mais acessando MeuLote.com, e encontre um lote para chamar de seu.

Acesse e descubra MeuLote.com >>

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Veja Também

Para quem está construindo uma casa, regularizar a documentação é tão importante quanto comprar o terreno. Cuidados simples podem evitar complicações no...
O Programa de Capacitação tem início a partir do dia 6 de maio, em Florianópolis, Chapecó e Blumenau, e as 25 startups que obtiverem o melhor desempenho serão selecionadas para receber um aporte em edital da FAPESC.
Quer saber as vantagens de comprar seu primeiro imóvel? Confira uma lista de boas razões para sair do aluguel e como realizar...