Saiba porque Investir em Terrenos é um dos Investimentos mais Seguros da Atualidade

Você sabia que investir em terrenos é um dos investimentos mais seguros da atualidade? Isso acontece porque, ao comprar um terreno, você está investindo num ativo físico, que no futuro, além de várias opções de rentabilização, ainda pode ser vendido facilmente.

Além disso, investir em terrenos é um dos tipos de investimento mais antigos do mundo. Então, não é de se espantar que esse tipo de investimento seja um destaque até os dias de hoje.

Por isso, preparamos este conteúdo com tudo que você precisa saber sobre este investimento-e como não cometer erros ao comprar o seu-. Para saber mais sobre terrenos e os motivos para investir, é só conferir até o final este conteúdo que preparamos especialmente para você.

Por que comprar terreno é uma ótima opção de investimento?

Você provavelmente já ouviu o ditado popular que diz que “quem compra terra, não erra”. E mesmo sendo um dito bastante antigo, jamais deixou de ser uma verdade.

Ao comprar um terreno, você está fazendo um investimento seguro, com valorização garantida, e liquidez certa. Ou seja, mesmo que você demore para vender, poderá usar seu lote de forma rentável, fazendo benfeitorias e melhorias contínuas para aluguel ou valorização do bem.

Além disso, ao comprar apenas a terra, ou seja, um terreno, você vai pagar um valor mais baixo quando comparado a um imóvel já construído. Além do valor mais acessível, o terreno valoriza consideravelmente mais, quando comparado a uma construção pronta. Este é o grande segredo dos construtores.

Para te ajudar a entender melhor sobre o porquê comprar terrenos é uma ótima opção de investimento, separamos algumas das vantagens desse tipo de investimento:

Acerto 1. Valorização fácil de ser prevista

Um dos principais motivos pelos quais comprar terrenos é um dos investimentos mais seguros atualmente é porque a valorização é prevista.

Se o terreno está localizado em uma região com boa infraestrutura, com acesso facilitado e que possui boa segurança urbana, com certeza será valorizado. Além disso, a valorização de terrenos também depende do crescimento do bairro e da cidade em que ele está localizado.

Ou seja, basta fazer uma análise do entorno do terreno que você quer comprar e facilmente você saberá se ele vai valorizar com o tempo.

Se levarmos em consideração outros tipos de investimento, como Bitcoins, fundos imobiliários, CDI, entre outros, os elementos de valorização são mais subjetivos. É um investimento de risco, que depende de vários fatores mercadológicos para ser valorizado -ou não-. Já o investimento em terrenos, você consegue saber, com poucos dados se ele será valorizado ou não.

Acerto 2. Várias possibilidades rentáveis

Além de ser um investimento seguro e que você pode prever com facilidade se trará retorno ao seu investimento, o uso do terreno, antes de liquidar, tem possibilidades são variadas, como:

  • Construir uma casa para servir de renda passiva com o aluguel;
  • Construir várias salas comerciais para receber ainda mais renda passiva;
  • Alugar a própria terra, como espaço para eventos ou estacionamentos temporários;
  • Esperar por uma valorização satisfatória do investimento feito para revender o terreno.

Essas são algumas das várias possibilidades que você pode usar para tornar o seu terreno em uma fonte de renda.

Acerto 3. Investimento seguro

Como você percebeu até aqui, investir em terrenos é considerado um investimento seguro, que não precisa de conhecimento profundo sobre o assunto. O motivo principal desse investimento seguro é o motivo específico: a terra é a garantia do seu investimento.

Você não está investindo em um pedaço de papel, ou uma cédula de crédito, mas sim em algo físico, que pode ser vendido facilmente. Além disso, um terreno dificilmente será afetado por crises, já que o máximo que você terá que fazer é esperar até que ele se valorize antes de liquidar -vender-.

Por exemplo, vamos supor que você investiu seu dinheiro em uma empresa ou startup, que acaba por ir a falência. De forma geral, você vai perder todo o dinheiro que investiu.

Porém, o mesmo não irá acontecer ao investir em um terreno, pois, mesmo em uma crise, o terreno irá continuar no mesmo lugar, com várias possibilidades de uso.

Acerto 4. Grande potencial construtivo

Além de ser um investimento seguro -o mais seguro entre todos os tipos de investimento-, comprar um terreno é uma ótima opção pelo grande potencial construtivo. Dependendo do tamanho do terreno que você quer comprar, são várias as opções de construções para você escolher: um terreno de tamanho médio pode abrigar um barracão, que pode ser alugado para empresas de pequeno e médio porte.

Já um terreno de tamanho pequeno pode ser utilizado na construção de salas comerciais, que também serão alugadas, tornando- se uma renda passiva. O mesmo acontece com a construção de casas ou pequenos prédios de uso residencial.

Agora, se você quiser, pode até mesmo deixar o terreno vazio, esperando que este se valorize o suficiente para ser vendido posteriormente. Vale lembrar que, ao manter um terreno vazio, os custos de manutenção serão bem baixos, já que só será preciso efetuar o corte da vegetação e eliminação de eventuais pragas.

Ou seja, independente da forma que você escolher utilizar o seu terreno ou até mesmo não o utilizar, será um investimento com retorno garantido.

pensando na minha casa em terreno vazio

Maiores erros ao comprar lotes

Agora você já sabe os motivos pelos quais comprar terreno é uma ótima opção de investimento! Mas, como nem tudo são flores, vamos analisar os maiores erros ao comprar lotes -Dessa forma, você vai poder ficar tranquilo quando for fechar seus negócios futuros, sem dores de cabeça-.

Erro 1. Não pesquisar sobre o valor da região

A precificação de lotes podem ser as mais diversos, e não pesquisar sobre elas pode se tornar uma verdadeira dor de cabeça. Por isso, sempre faça uma pesquisa sobre outros lotes vendidos recentemente no mesmo local, para poder comparar com o valor que foi oferecido para você.

Desconfie de preços muito abaixo do mercado, pois isso pode significar várias coisas, como:

  • Golpe, onde a pessoa que está “vendendo” o lote não é a verdadeira proprietária do mesmo;
  • Loteamento irregular, ou seja, sem as devidas documentações e permissões.
  • Lote irregular, mesmo com o loteamento regularizado, o lote em questão tem alguma pendência -seja de documentos, impostos ou propriedade legal-.

Erro 2. Não conferir o histórico da loteadora

Não conferir o histórico da loteadora antes de fechar negócio também é um dos erros mais cometidos ao comprar um lote. Por isso, sempre verifique o histórico da empresa que você está prestes a fechar um negócio, para evitar possíveis dores de cabeça.

Você pode conferir outros loteamentos feitos pela mesma empresa, além de conferir nas redes sociais quais são as opiniões dos donos sobre a mesma. Com isso, você vai poder ter uma noção melhor se a loteadora é uma empresa confiável e se o investimento que você está prestes a fazer vai compensar.

É fundamental também você conferir na prefeitura da sua cidade se aquele loteamento está devidamente aprovado, ou seja, com toda a documentação em ordem. Caso contrário, isso significa que o loteamento está em situação irregular, e você pode acabar perdendo o investimento feito.

Agora, se você está comprando um lote já com uma construção ou que está em obras, é preciso conferir também se o mesmo possui um alvará de obras. Esse alvará é o documento que prova que a obra naquele local foi autorizada e possui um responsável técnico. Sem esse documento, a construção poderá ser embargada e até mesmo demolida.

No portfólio do MeuLote.com você encontra apenas loteamentos com documentação aprovada e validada. Afinal, não queremos que você invista num terreno ruim!

Erro 3. Não verificar a posição do lote

Ter um lote bem posicionado na quadra e no loteamento é essencial, independentemente do uso que você irá dar para ele. Por exemplo, se você pretende utilizar o seu lote para a criação de salas comerciais, seu lote precisa estar posicionado em um local de fácil acesso e com grande visibilidade.

Lotes de esquina ou em avenidas são as opções preferidas nesses casos. Porém, se você quer construir um prédio residencial, é preciso um local que tenha boa iluminação solar, e uma vista agradável.

Vale lembrar que tanto uma boa iluminação solar quanto uma vista bonita, são fatores essenciais, que irão valorizar ainda mais o seu terreno e consequentemente, qualquer construção feita nele.

Erro 4. Não conferir a topografia do lote

Não conferir a topografia do lote é um dos erros mais comuns, principalmente para aqueles que estão comprando um terreno pela primeira vez. Isso acontece porque, terrenos com aclive ou declive muito acentuados irão tornar a construção mais trabalhosa, o que acaba se resumindo em mais caras.

Conferir a topografia é essencial para levantar custos a mais na hora de construir.

Erro 5. Assinar o contrato sem ler

Outro erro bastante comum quando se trata em comprar lotes é o de assinar o contrato sem ler. Isso porque, se você assina o contrato antes de entender completamente as cláusulas do contrato, pode acabar em situações complicadas.

No contrato estão definidos todos os direitos e os deveres, tanto do comprador quanto do proprietário do lote. Por isso, caso haja algum problema, como atraso na entrega do lote, você pode recorrer à Justiça.

Vamos supor porém, que no contrato, há uma cláusula que indique que aquele determinado período de tempo ainda é aceitável. Nesses casos, você não poderá fazer nada, além de esperar até que o lote seja entregue.

Por isso, é sempre bom ler todo o contrato antes de assinar, bem como contar com a ajuda de um profissional -como os especialistas do MeuLote.com- caso surja qualquer dúvida.

Loteamento verde com luzes do sol

Como funciona a valorização de lotes?

A valorização de lotes funciona de forma bastante complexa. Isso porque, a valorização de um lote depende de muitos fatores, como:

  • A infraestrutura do local onde o lote está inserido;
  • A presença de infraestrutura como áreas verdes, praças e espaços de convivência;
  • Presença de comércios e serviços;
  • A segurança do entorno;
  • A posição do lote na quadra;
  • A posição solar;
  • Facilidade de acesso.

Quando falamos sobre a infraestrutura do local, queremos dizer sobre a qualidade de itens como asfalto, iluminação, entre outros. Um lote que está em um loteamento mal iluminado e com asfalto de baixa qualidade não será tão valorizado quanto um lote em local com melhor infraestrutura. O mesmo acontece para lotes onde há áreas verdes e outros tipos de espaços de convivência como praças, espaço de churrasco, entre outros.

A presença de itens necessários no dia a dia, como supermercados, farmácias, escolas e hospitais também é um item que vai contribuir para a valorização do seu terreno. Além disso, um lote que está localizado em uma área considerada segura para família e moradores também terá uma maior valorização.

Por último, mas não menos importante, temos a facilidade de acesso. Um lote de fácil acesso não só valoriza mais, como também permite mais opções de uso, uma vez que podem ser destinados ao uso comercial. Por isso, se você pretende usar o seu lote para a criação de espaços comerciais, ter um lote com acesso facilitado e bem visível é fundamental.

Esses são apenas alguns dos fatores que influenciam na valorização do seu lote, mas que são fundamentais para você fechar ótimos negócios. Agora você já sabe um pouco mais sobre os motivos pelos quais comprar terrenos é um dos investimentos mais seguros da atualidade.

Chegou a sua hora?

Está procurando um terreno na região? Agora você já sabe um pouco mais sobre os cuidados para comprar terrenos em loteamentos. Saiba que você encontra no MeuLote.com, uma plataforma completa para apoiar você, até depois da assinatura.

Com a gente, você pode ver todas as informações legais dos loteamentos cadastrados, acompanhar a evolução das obras, ver fotos e vídeos, agendar visitas e muito mais!

Descubra mais acessando MeuLote.com, e encontre um lote para chamar de seu.

Acesse e descubra MeuLote.com >>

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Veja Também

  Preparamos 6 passos que com toda certeza vão te ajudar a comprar seu terreno online. Com as mudanças no mundo, muita...
Se você quer saber mais sobre o metro quadrado de um lote ou até mesmo de um loteamento, nosso conteúdo com certeza...
No nosso conteúdo, separamos tudo que você precisa para saber se um terreno vai valorizar, garantindo que você sempre feche ótimos negócios....